segunda-feira, 17 de maio de 2010

Baile gaúcho recebe visitante

Sou gaúcho de Porto Alegre, de onde saí com 9 anos de idade para morar em Venâncio Aires, onde moro até hoje, mas tenho o Grupo Sinuelo que tem sede em Santa Cruz do Sul. Como me criei no meio das tradições gaúchas, dançando em invernadas artísticas, tocando gaita e cantando as coisas da minha terra, me tornei um pouco bairrista, mas não fundamentalista.

Sábado em São Leopoldo, tocamos no Tri-baile do CTG Imigrantes, junto com os grupos Toque de Vanera e Eco do Pampa. No baile, estava presente uma figura ilústre, que visitando o Rio Grande, foi convidado a conhecer um baile gaúcho de CTG, e de quebra, ganhou até pilcha. Estou falando do Jornalista Sidney Rezende(Comigo na foto acima), apresentador do programa Conta Corrente e Em Cima da Hora da Globo News, uma Figura simpática, carismática e simples.

Meus programas favoritos estão na Globo News, pois é muita informação, e gosto de me manter bem informado. Os programas que mais assistia era o Em Cima da Hora, que traz as principais notícias do Brasil e do mundo a cada hora, e o Conta Corrente, que é um programa de Economia trazendo análise e as novidades no mundo Econômico, decorrentes, inclusive, da política.

Quando vi que Sidney estava presente ao baile, fiz questão de conhecê-lo e confesso que me surpreendi com a simpatia desta pessoa, sendo que muitas pessoas públicas, jornalistas e outros, não são costumeiramente "amigáveis", não pelo menos por aqui no Sul. Conversamos um pouco e lhe entreguei um CD autografado do Grupo Sinuelo a pedido dele, pois ele queria divulgar a nossa cultura no Rio de Janeiro, pois Sidney entendia que o que ele via naquela noite, merecia maior divulgação, que o Brasil deveria conhecer essa cultura.


Quando vejo visitantes, ainda mais ilústre como Sidney Rezende, sinto uma emoção e uma alegria, por estas pessoas estarem "descobrindo" nossa cultura. É lindo ver o brilho nos olhos dos visitantes ao ver algo que eles jamais imaginavam que existia, que as pessoas se divertiam dessa forma, e que existiam grupos musicais neste estilo. Nosso país já está grandinho, com mais de 500 anos, e ainda não conhecemos tudo. Com tantos meios de comunicações e diversidades de mídias, ainda existem culturas desconhecidas. Era bonito de ver a empolgação do Sidney e de sua esposa, assistindo ao baile, ouvindo e assistindo o conjunto tocar, até dançando ao lado da pista, nitidamente felizes com o que estávam ouvindo e vendo, fotografando tudo, documentando tudo.


Saí feliz, com o sucesso do baile, a atuação do Sinuelo, de ter conhecido Sidney Rezende, mas principalmente, porque os visitantes foram embora nitidamente felizes e satisfeitos com o que conheceram. Nossa cultura terminou a noite de sábado mais engrandecida.

MAIS QUE UM SITE DE NOTÍCIA







Fica a dica também para conhecerem o site do Sidney, que descobri em fevereiro durante o carnaval, e é fantástico, muito amplo, atualizado constantemente onde se encontra todo o tipo de informação.


O endereço é: http://www.sidneyrezende.com.br/ . Lá também você encontra o blog do Sidney.

Mais algumas fotos do baile de sábado:



Eu e o nosso Gaiteiro, Clai Soares



Grupo Sinuelo animando o "Tri-Baile"

Nenhum comentário: